Estória do Gato e da Lua.



    A partir do visionamento da curta-metragem "Estórias do Gato e da Lua", exprimi o meu ponto de vista sobre a importância da razão e da emoção na vida humana.


A importância da razão e da emoção na vida humana.

    Diante de uma decisão, normalmente temos dois caminhos: ou seguir a opção mais lógica através da razão; ou seguimos as nossas emoções com o coração. A ciência considera que o processo de decisão é composto por dois mecanismos díspares e em constante conflito: o mecanismo racional (razão) que nos faz tomar decisões certas e o mecanismo emocional e impulsivo (emoção), que é muitas vezes culpado das escolhas erradas e ineficientes. Na realidade não somos uma máquina perfeita. Não conseguimos tomar decisões de forma integral apenas com o auxílio da razão, ou da emoção. As duas estão sempre envolvidas.

    As escolhas que fazemos são influenciadas quer por impulsos primitivos, quer pelo instinto, quer por emoções e sentimentos mais conscientes. Quando pensamos que estamos a tomar uma decisão racionalmente, esta, muitas das vezes, já vem influenciada por escolhas anteriores que foram intercaladas pelas emoções. Por exemplo, normalmente colocamos no carrinho das compras do supermercado produtos que gostamos e que já foram resultado de um raciocínio lógico anterior, mas por vezes essas escolhas não são mais do que o resultados provavelmente influenciados por emoções, despertadas através da música que estava a tocar na loja que pode ter influenciado, mesmo que inconscientemente, a decisão de experimentar um novo produto.

    O processo de tomar uma decisão é fundamental para a tomada de decisões. Por exemplo, durante a narrativa do vídeo "Estória do Gato e da Lua" é exposta a obsessão apaixonada de um gato que, enfeitiçado, procura a amada lua. Ali, este animal começa uma procura interminável pela lua, mas esta não parava de “fugir” dele. Como um ser "irracional", o gato, não consegue tomar decisões e era apenas movido pelo seu instinto. Assim, fica exposta a necessidade de existir razão quando há emoção.

    A tristeza, a alegria, a vergonha, a culpa, o amor, o ódio, são sentimentos que não só baralham as escolhas, como podem até aumentar a sua eficiência. Dessa forma, fica mais fácil entender que razão e emoção não estão separados no nosso processo de tomada de decisões e que são cruciais na vida humana.

Comentários

Enviar um comentário